quinta-feira, 12 de novembro de 2009

COMPOSIÇÃO SOBRE O SUSTENTO

O Sustento é muito importante. A minha avó Leonor dizia que eu seria um homem quando ganhasse o Sustento. Há homens que não ganham o Sustento, estão desempregados, por isso a vida fica difícil, às vezes insustentável. Há muitos Sustentos. Há Sustentos para o corpo, Sustentos para a cabeça e Sustentos para o coração. Precisamos destes Sustentos todos.
Há muitas pessoas que não têm estes Sustentos. Falta-lhes os Sustentos para o corpo que, como sabem, são muito variados. Existem pessoas que vivem sós e não têm o Sustento que as outras pessoas dão. A minha avó Leonor quando vivia só, quis fazê-lo até quase ao fim, dizia que os netos eram o Sustento dela. E também há pessoas que não encontram em si o Sustento de que todos precisamos vindo de dentro para nos sentirmos melhor para fora.
O Sustento também é muito importante para os miúdos. Precisam de adultos à sua beira que os sustentem, com os Sustentos todos. Precisam de pais que sejam um Sustento. É engraçado que quando os pais são bons Sustentos para os filhos, estes também são Sustentos para os pais. Por isso é que a minha avó Leonor se sustentava dos netos.
É bom não esquecer que os miúdos também precisam de professores que sustentem o saber de que necessitam para, lá continuo a citar a avó Leonor, quando crescerem terem e serem um Sustento.
O Sustento é mesmo uma coisa muito, muito importante, torna-se até insustentável a falta do Sustento.

3 comentários:

Anónimo disse...

As avós fazem muita falta. Existe o adágio que diz: os Avós são cavalos que os filhos amansaram para os netos montarem.

Tenho saudades da minha avó Lina e do meu avô Carlos que fazia anos hoje mas dizia que fazia anos ontem para ser no Dia de S.Martinho.

Abraço
A.C.

Maria T. disse...

Faltou-me sempre um sustento: não conheci nenhuma das minhas avós, e ainda hoje, sinto a falta do que não tive...Vejo no meu filho a importância que os avos têm na vida dele...E isso reflecte a falta que fizeram na minha...

Zé Morgado disse...

Já escrevi várias vezes aqui no Atenta Inquietude que se algum dia fosse poder fazia uma lei chamada "Direito aos Avós". Seria obrigatório que todos os miúdos pequenos tivessem avô ou avó à beira. É fácil, existem muitos velho sós, bastava juntá-los um bocado por dia aos putos que também estão sós ou intoxicados de escola.