sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OBRIGADO MEU CARO FERNANDO NOBRE

Não tendo intenção de vos perturbar o fim-de-semana, que se adivinha solarengo, retomo o tema da pobreza.
De acordo com Fernando Nobre, presidente da AMI e uma figura de referência, das poucas que ainda vamos tendo, a pobreza estruturada em Portugal rondará os 40%, bem mais que os oficiais 18%. Esta afirmação foi proferida no III Congresso Nacional de Economistas. De acordo com o relato no I, Fernando Nobre questionou e desafiou a assistência a procurar viver com 350 ou 450€ mensais. A peça não refere se algum dos economistas presentes aceitou o desafio. Fernando Nobre manifestou ainda a sua perplexidade sobre o facto de os empresários estarem contra o aumento do salário mínimo, sabendo-se do seu baixo valor e das dificuldades de sobrevivência com tal montante.
Fernando Nobre questionou ainda as políticas de muitos empresários e gestores que assumem patamares salariais e mordomias insultuosas, ao mesmo tempo que reduzem postos de trabalho. Fernando Nobre abordou ainda a imperiosa necessidade económica e ética de reduzir o fosso social e promover uma mais justa distribuição da riqueza. Um país com pobres não vai ser nunca um país rico, mas um país com gente rica, por vezes até à obscenidade. Fernando Nobre falou ainda de injustiça, solidariedade, sensibilidade e empenho.
Fernando Nobre é um visionário, falar disto no Congresso Nacional dos Economistas. Ainda assim, obrigado meu caro Fernando Nobre.

Sem comentários: