sábado, 10 de outubro de 2009

EPPUR SI MUOVE

É verdade, no entanto ela move-se. Ao que a história ou a lenda rezam, no séc. XVII Galileu Galilei reagiu com esta mítica afirmação à sua condenação no Tribunal do Santo Ofício pela defesa do modelo heliocêntrico, a Terra move-se em volta do Sol.
Do meu ponto de vista, a reconhecida perda da influência da Igreja Católica, sobretudo nos países mais desenvolvidos, deve-se ao seu imobilismo, à forma conservadora como não reage às óbvias mudanças sociais, políticas, económicas e culturais sustentando um progressivo afastamento da vida das pessoas.
No entanto, ela move-se. Aqui no meu Alentejo, soube que as Irmãs Carmelitas do Convento de Sta. Teresa em Coimbra que vivem em clausura, criaram uma conta de correio electrónico. Acho um passo muito significativo, introduzir o correio electrónico num regime de clausura conventual. É certo que, ao que ouvi, se pretende “apenas” facilitar a comunicação de eventuais milagres atribuíveis à Irmã Lúcia. Mas é um começo.
Depois pode acontecer alguma mudança no discurso sobre a anti-concepção, o casamento, o celibato dos padres, a abertura do sacerdócio às mulheres, a ostentação visível em parte da hierarquia da igreja, etc.
Eppur si muove.

Sem comentários: