quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DE PEQUENINO É QUE ...

A OCDE divulgou hoje um Relatório extremamente interessante "Doing Better for Children", http://www.oecd.org/els/social/childwellbeing sobre a qualidade de vida de crianças e jovens até aos 18 anos. O relatório, extenso e pormenorizado, merece leitura atenta, sobretudo nesta época em que se discutem programas de acção política para os próximos.
Uma nota telegráfica para sublinhar o facto de o nível de investimento na idade dos 0 aos seis anos ser um dos mais baixos registados entre os países mais desenvolvidos.
O povo costuma afirmar que “de pequenino é que se torce o pepino” ou, numa versão de matriz mais freudiana, “o que o berço dá a tumba o leva”. Quer isto dizer que a qualidade de vida e as experiências educativas e de desenvolvimento em idades mais baixas desempenham um papel muito significativo na construção dos indivíduos. Nesta perspectiva, são imprescindíveis os investimentos nos equipamentos e nos apoios às famílias nas diferentes áreas de necessidades que permitam, tanto quanto possível, assegurar projectos de vida mais saudáveis, com mais qualidade e melhor sucedidos.

Sem comentários: