quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A HISTÓRIA DA MENINA MENTIROSA

Um dia destes, já em férias, o Professor Velho, aquele que já não dá aulas, está na biblioteca da escola e fala com os livros, estava no jardim a ler o jornal quando passou a Maria com a mãe.
A mãe da Maria ao ver o Professor Velho pediu-lhe se a gaiata podia ficar ali um bocadinho ao pé dele, pois tinha que ir fazer umas compras chatas para a Maria acompanhar. A Maria não se importou porque gosta de conversar com o Professor Velho.
Então Maria as tuas férias estão a correr bem?
Sim, já tivemos na praia, mas o meu pai começou a trabalhar e agora ficamos em casa. E tu?
Também estou bem, com os meus passeios e com as minhas leituras.
Velho, ontem estava a falar com o meu pai e ele disse que eu era mentirosa e eu acho que não sou. O que é que tu achas que é ser mentiroso?
Maria, eu penso que tu sabes, mentir é inventar coisas, contar situações que não se passaram, não dizer como se passou qualquer coisa, falar de acontecimentos que não aconteceram, enfim, coisas deste tipo, mas qual é a tua dúvida?
Se mentir é isso, então os escritores são mentirosos. Velho, os escritores inventam histórias, contam coisas que não aconteceram, falam de pessoas que não existiram. Mas eu nunca ouvi chamar mentirosos aos escritores, por isso, quando disserem que sou mentirosa, vou responder que sou escritora. Só que ainda não escrevo, só falo. Não achas?
Bem Maria, eu acho que … quer dizer, repara que … olha, já vem ali a tua mãe, adeus, encontramo-nos em Setembro.

Sem comentários: