quinta-feira, 6 de agosto de 2009

APRENDER A SER VELHO

Um dia destes, já de férias, o Professor Velho, lembram-se, aquele que está na biblioteca da escola e fala com os livros, nas suas deambulações matinais encontrou o Manel a jogar à bola no parque. O Manel não deixou de cumprimentar o Velho.
Então Professor Velho, andas a passear?
Tal como tu estou de férias e vou mexendo as pernas.
Podias jogar à bola com a gente.
Já não tenho muita força e vocês iam rir-se do Velho.
Pois é, por isso eu prefiro ser novo.
Mas eu não me importo de ser velho. Já tive a tua idade, cresci e agora cá estou, diferente mas não aborrecido por ser velho.
Mas é melhor ser novo do que ser velho.
Eu percebo que digas isso mas as pessoas têm que viver com a idade que têm.
Eu sei Velho, mas o que eu quero dizer é que é melhor ser novo, porque eu ainda vou aprender a ser velho e tu já não podes aprender a ser novo.
Boas férias Manel, em Setembro lá nos encontraremos.
O Professor Velho, pela primeira vez em muito tempo, sentiu-se velho.

2 comentários:

Mariana Emídio disse...

Parabéns por mais um excelente texto. Este está repleto de ternura e realismo.
Um grande bem-haja!

Zé Morgado disse...

Não tem que agradecer Mariana, basta que goste