sexta-feira, 10 de julho de 2009

UM SUCESSO, CLARO

Portugal tem, de há muito, apresentado umas das mais baixas taxas de escolarização da Europa, designadamente ao nível do Ensino Secundário bem como níveis de insucesso e abandono neste patamar do Sistema. Por outro lado, o nível de desenvolvimento das sociedades actuais e, no que respeita em particular à União Europeia, a livre circulação de pessoas exige processos mais longos, diversificados e diferenciados de formação e qualificação dos indivíduos. Sabemos ainda que, devido a esta maior exigência ao nível da qualificação, o abandono e insucesso escolar podem constituir a primeira etapa de processos de exclusão.
Neste quadro, o lançamento de um Programa com o objectivo de estruturar e incrementar os processos de qualificação de sujeitos que abandonaram o sistema é, obviamente de saudar. Parece-me também de sublinhar o interesse e significado que o Reconhecimento e Validação de Competências pode assumir para pessoas com largo trajecto profissional, sem certificação escolar, mas que tiveram acesso a um processo de reconhecimento de competências profissionais entretanto adquiridas e a aquisição de equivalências aos processos de escolarização formal.
Por outro lado, o discurso dos responsáveis sobre o programa, referi-o aqui, creio levantarem um equívoco entre certificar e qualificar. Tenho sérias reservas em muitas situações que me são referidas, que se possa considerar que as pessoas ficaram qualificadas e não apenas certificadas, até pelo número de pessoas envolvidas e as metas estabelecidas. Acresce ainda que o Programa abrange agora muitos jovens que abandonaram o sistema educativo e ainda não possuem experiência, competências profissionais, para reconhecimento e validação.
Os primeiros resultados da avaliação externa vêm dizer o óbvio, as pessoas sentem-se melhor, sobe a sua auto-estima por verem reconhecidas competências adquiridas ao longo da vida profissional, adquirem competências em domínios importantes, etc. mas não nos diz nada sobre a questão central, quais os verdadeiros níveis de qualificação proporcionados à generalidade das pessoas. Talvez a inexistência de repercussão na carreira profissional das pessoas certificadas se deva, não só à falta de visão dos empregadores, mas também à reserva face ao conteúdo da qualificação.
Também é verdade que não esperava outra avaliação.

Sem comentários: