sábado, 18 de julho de 2009

MANIFESTAMENTE POSITIVO

Primeiro tivemos os manifestos dos economistas sobre as grandes orientações em matéria de política económica expressando visões diferentes sobre o tema. Agora surge mais um manifesto, de intelectuais independentes. A situação de independente significará não filiado partidariamente, a de intelectual não consigo descortinar. Parece-me um movimento interessante este surgimento de pensamento político fora do círculo da partidocracia instalada, por mais que possam ser discutíveis os conteúdos dos manifestos.
Aliás, parece-me de sublinhar que uma das questões centrais do texto agora divulgado é justamente a chamada de atenção para o afastamento dos cidadãos da vida política que permanece quase que exclusivamente confinada aos aparelhos partidários. Por outro lado, os autores referem-se à sobrevalorização das figuras, das pessoas, em detrimento das ideias, dos projectos e consequente ausência de debate, o que se relaciona, do meu ponto de vista, com a questão anterior, a vida política tem vindo a transformar-se cada vez mais em contabilidade eleitoral e projectos de poder partidário, discutindo-se a liderança nesse registo, ou seja, a questão central é de quem melhor parece garantir o acesso ao poder.
Neste contexto, pode citar-se também a entrevista ao I de Alexandre Relvas, o homem forte do Instituto Sá Carneiro do PSD, em que, numa espécie de “tiro no pé”, afirma, “as pessoas da política não são as melhores do país”, são, digo eu, as que melhor se movem nos aparelhos partidários.
É por isso que pode ser positivo o surgimento dos manifestos que, emergindo fora das órbitas partidárias, contribuam para processos de mudança da cultura política. Aguardemos o próximo, talvez o de um grupo de desempregados.

1 comentário:

S. Correia disse...

Sim, seria interessante ver um maifesto de um grupo de desempregados, designação, seguramente, mais clara do que "intelectuais". E, a pronunciarem-se sobre a condição de desempregado, seguramente, falariam com mais conhecimento da matéria do que muitos destes auto-designados "intelectuais", de cujas competências nas diferentes áreas abordadas nada sei eu e muitos outros...