segunda-feira, 13 de julho de 2009

MAIS CRIANÇAS - UMA BOA NOTÍCIA, FINALMENTE

Finalmente uma boa notícia, nasceram mais crianças em Portugal, de acordo com o INE, nasceram mais 2183 crianças em 2008 que em 2007. É certo que ainda morreram mais pessoas do que nasceram mas a diferença é curta, 174. Os especialistas alertam para que ainda é cedo para se afirmar a inversão da tendência verificada nos últimos anos, mas não deixa de ser um sinal positivo. É assim como a retoma, é apenas um sinal. Continua baixo o ISF, Índice Sintético de Fecundidade, (nome sofisticado), 1,36, insuficiente para a necessária e desejada retoma da vinda de mais putos ao mundo e consequente renovação sustentada de gerações, condição imprescindível ao futuro.
A questão central, creio, justificativa do quadro demográfico não é a actual crise, a tendência de abaixamento já se verificava antes dela se instalar.
Provavelmente, se nos convencêssemos todos da necessidade de construir um mundo mais amigável, como se diz na informática, se as lideranças e a cultura política fossem promotoras de confiança e de optimismo realista, talvez os miúdos fossem mais desejados e fabricados.
Só falta mesmo recebê-los bem.

Sem comentários: