quinta-feira, 2 de julho de 2009

JÁ ESQUECIA, TAMBÉM AUMENTAREMOS OS SALÁRIOS DOS DOCENTES

Em mais um excelente exemplo do que eu chamo o Síndrome do Ex-ministro também Manuela Ferreira Leite veio a terreiro para, de verdade, afirmar que é preciso mudar o Estatuto do Aluno, o Estatuto da Carreira Docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos. Ninguém, que conheça minimamente o sistema educativo duvida da necessidade de ajustamento nos aspectos referidos. Um pormenor, a Sra. Dra. foi Ministra da Educação entre 1993 e 1995 e nessa altura, provavelmente, não entendeu como necessário intervir nas matérias que agora define como prioritárias. Podemos colocar várias hipóteses, não era necessário porque tudo estava bem, não soube, não quis ou não a deixaram. Acontece que a primeira hipótese é apenas académica porque o sistema está doente desde há muito, pelo que a conclusão fica fácil. Agora, também não nos diz qual o sentido da mudança. No entanto é fácil perceber o primeiro e até agora único sentido do anúncio, apenas isso, a agenda eleitoral, o capturar e capitalizar o descontentamento, sobretudo, dos professores.
É ainda interessante recordar que o PSD foi responsável pela pasta da educação durante bem mais de 20 anos, sim vinte anos, em sucessivos governos constitucionais. O estado em que o sistema educativo tem andado não é particularmente abonatório da competência política de quem tutelou a pasta durante tanto tempo.
Mas o tal Síndrome do Ex-ministro que sabe tudo o que deve ser feito quando já não está em condições de o realizar ou, fundamentalmente, as promessas assentes naquilo que a agenda manda dizer para tentar aceder ao poder, explicam este discurso. Acredito que nos próximos dias a Dra. Ferreira Leite receberá em audiência os líderes da Plataforma Sindical dos Professores e à saída da reunião Mário Nogueira e Ferreira Leite referir-se-ão ao clima de concordância em que a mesma decorreu. Até às eleições.

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

são todos do mesmo "monte", aquele que cheira mal de tanta podridão de que se cercaram.Triste a sina dos portugueses...Quem acode a este estado das coisas? Só nós! Vamos comprar um frasco de perfume para limpar os ares de Portugal!
Abraço de lusibero