quinta-feira, 30 de julho de 2009

FÉRIAS

E pronto, férias. É verdade que o meu trabalho, por natureza, necessidade e gozo, solicita alguma actividade neste Agosto, o tempo dedicado às férias. Aliás, costumo dizer aos mais novos que têm a generosidade de me desejar boas férias, que na minha idade já não temos férias, trata-se, felizmente, acrescento, de repouso activo. Riem-se, poupam-me à explicação mas acho que um dia vão entender.
Ainda sobre as férias e com uma ponta de provocação para ter pretexto para conversas de verão, vou mais longe, afirmo que, muitas vezes, estar de férias é uma questão de atitude. Passo a explicar. Todos nós conhecemos imensa gente que chegando as férias desata numa agitação sem fim procurando, dizem, o que não têm em tempo de trabalho. Ganham stress em deslocações, filas de espera para tudo, calor, fechadas em grupos e em locais cheios de gente igualmente stressada. No fim deste tempo que voa estão tão cansados que só aguentam tal situação acreditando que tiverem umas férias “fantásticas”. Ainda bem. Provavelmente precisariam de umas férias para descansar das férias.
Por outro lado, também conhecemos pessoas que, sorte a sua, têm uma relação tranquila com a sua vida e com o seu trabalho, atitude que mantêm quando o trabalho se interrompe e quando algumas rotinas mudam.
Daí a ideia de que estar de férias é uma questão de atitude.
Boas férias.

1 comentário:

Ana disse...

Bom repouso activo professor. Vou tentar fazer o mesmo...
Ana