sábado, 13 de junho de 2009

POR CIMA DO CÉU

Aqui no meu Alentejo está uma noite daquelas. Quente, brisa branda e um céu que visto daqui parece sempre maior do que quando se vê de Almada. Estava a pensar que lá mais acima deve estar fresco e lembrei-me dos Mestres artesãos que trabalham por cima do céu. Sorte a deles.
Eu explico, aqui bem pertinho, nas Alcáçovas, é a terra do Mestre João Chibeles Penetra um dos artesãos que fazem chocalhos. Aliás, Alcáçovas sempre foi reconhecida como uma terra donde saíam os melhores chocalhos das mãos dos mestres chocalheiros. Pois o Mestre João e o seu amor aos chocalhos deram corpo ao Museu do Chocalho que justifica a visita e mais abaixo ainda se encontram os petiscos alentejanos da Taberna do Gasolina que dão alma a qualquer motor. Mas como ia dizendo, quanto se começa nas lérias a gente perde-se, a propósito do céu, lembrei-me dos mestres que trabalham por cima do céu. É verdade, o Mestre João gosta de referir que os mestres chocalheiros são os únicos que trabalham por cima do céu. A parte de cima dos chocalhos chama-se o céu e os mestres trabalham por cima do céu quando estão a pôr a asa no chocalho. Aprendeu esta léria há já muito tempo, conta ele, com um moiral na feira de Garvão.
Deve ser bom trabalhar por cima do céu, sobretudo numa noite como esta.

2 comentários:

Anónimo disse...

No outro dia passei perto de si em Viana do Alentejo, estive para perguntar por si no Café Central mas não sabia se devia perguntar pelo professor, pelo psicólogo ou pelo Zé Morgado.

Fiquei-me com o Johnny Cash at San Quentin, que aliás foi sugestão sua.

Um grande abraço
A.C.

Zé Morgado disse...

Caro A.C.
Apareça sempre, é só perguntar onde é o monte. Garante-se umas lérias e um copo.
Abraço