segunda-feira, 22 de junho de 2009

FÉRIAS

Depois do último exame é cíclico e natural, Quando as aulas chegam ao fim começa o problema das férias, ou seja, substitui-se a preocupação com o trabalho e instala-se a preocupação com o descanso, numa curiosa alternância. Num tempo em que cada vez menos podemos recorrer à rede familiar para a guarda dos miúdos, assiste-se ao desenvolvimento de uma oferta sem fim que, com custos maiores ou menores e de iniciativa pública e privada, nos é disponibilizada. Para tentar ajudar nas escolhas dos pais, aqui ficam algumas sugestões, numa versão minimalista.
Pois temos a oferta de praia, com banho incluído, boné e lanche. Os meninos farão construções na areia e jogos próprios da praia incluindo barulho e levantar areia para cima da vizinhança. Para experiências mais radicais pode optar-se por experiências envolvendo acampamentos, actividades de ar livre, do tipo brincar aos cowboys, (lembram-se?), orientação e percursos pedestres, observação da natureza e assim.
Para os pais mais preocupados com o choque tecnológico os meninos têm à sua disposição ciber-campos e podem potenciar o seu gosto pelas novas tecnologias com ensinamentos sobre informática. Quanto aos meninos com veia artística, pois poderão frequentar “ateliers” e “oficinas” da mais variada natureza, música, pintura, modelagem, escultura, teatro, fantoches, canto, etc. Numa perspectiva mais cultural os nossos filhos podem sempre recorrer a programas de férias envolvendo visitas a museus e exposições onde se aperceberão da obra dos grandes mestres.
O ideal seria mesmo que os miúdos pudessem passar por tudo isto nas suas férias. Muito provavelmente chegariam ao fim a suspirar pelo início das aulas para descansar um pouco e a achar bem mais leve o trabalho que o descanso.
Boas férias!

Sem comentários: