segunda-feira, 22 de junho de 2009

"DEMASIADO ELEMENTAR" OU "ADEQUADO"?

Assim não vale. Sou um cidadão comum interessado nos problemas da comunidade e gosto de me sentir esclarecido em matérias que não domino. Nesse sentido, espero que os especialistas nessas matérias me ajudem nesse processo de esclarecimento. Vem esta introdução a propósito do filme que, de há uns anos para cá e chegando a época de exames estreia sempre com assinalável impacto, refiro-me ao filme “A Facilidade dos exames”. De uma forma, para mim estranha e frequentemente, já aqui o disse, desrespeitadora do trabalho de alunos e professores a apropriação dos resultados dos alunos, advenham eles do eventual “facilitismo” ou da real competência, ou falta dela, dos alunos parece mais obedecer a uma qualquer agenda política dos muitos actores envolvidos do que a uma verdadeira e esclarecedora leitura e interpretação.
Veja-se o exemplo do exame de hoje, o de Matemática. A Associação dos Professores de Matemática afirma que o exame está “adequado”. Se atentarmos na Sociedade Portuguesa de Matemática liderada pelo Génio Crato, o exame “é de novo demasiado elementar”. Em que ficamos? Adequado? Demasiado elementar? Eu não sei avaliar o grau de dificuldade do exame, mas sou capaz de avaliar que estas discrepâncias estão para além da matemática e do seu conhecimento.
Alguém pode ajudar a entender?

1 comentário:

Anónimo disse...

O Pirito,o meu gato,fez este ano mais três perguntas do que o ano passado. E tem a patinha aleijada.

Um grande abraço
A.C.