quarta-feira, 29 de abril de 2009

DEPENDÊNCIA

Hoje passei por uma experiência curiosa. Tal como, creio, a maioria das pessoas, gosto de acreditar que sou uma pessoa autónoma e, quase, sublinho quase, imune a dependências de natureza instrumental. Acontece que hoje me confrontei com um problema informático que me impediu de utilizar o computador até agora. Estava eu convencido, embora sem pensar muito nisso, que o computador é apenas uma boa ferramenta para, com mais eficácia, desempenhar algumas tarefas. Estava enganado e assustei-me. Basicamente o que me ocorria fazer, no local e circunstâncias em que estava, passava sempre pelo computador, designadamente pelo acesso a mail e a net.
Devo confessar que não fiquei particularmente entusiasmado com a dependência que senti face à máquina, que, felizmente já recomposta, me permite estar a escrever este texto. E fiquei a pensar no Magalhães nas mãos dos gaiatos sem enquadramento da sua utilização. Oxalá não fiquem dependentes.

Sem comentários: