segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O MAGALHÃES QUANDO NASCE, É PARA TODOS

De há muito se conhece e reconhece que a escola não consegue de forma satisfatória minimizar o efeito das desigualdades sociais e culturais, sendo que, frequentemente, as alimenta. Provavelmente, o programa e-escolinhas não estaria à espera de contribuir para essa desigualdade na escola ao criar duas classes de alunos, os SM e CM, ou seja, os Sem Magalhães e os Com Magalhães. Claro que esta discriminação deixa pais e professores muito preocupados, com toda a razão, na minha terra temos até um ditado que reza, “o Magalhães quando nasce, é para todos”. Os miúdos sem Magalhães estão ansiosos, tristes e constrangidos por não terem Magalhães e os meninos que têm Magalhães sentem-se mal por serem foco de inveja. Em algumas escolas os professores não estão a utilizar o Magalhães enquanto não chegar o Magalhães para todos, o que acontecerá até final de Março, segundo a empresa fornecedora a quem saiu um verdadeiro jackpot. É bom saber que na escola existe tal preocupação, com os SM.
Fico bastante mais descansado com a atenção que a escola dará a várias outras formas de desigualdade existentes entre os alunos, sobretudo em tempos de crise e em que as famílias enfrentam problemas bastante mais pesados.

2 comentários:

Joaquim Ferreira disse...

AND THE OSCAR GOES TO… “ALBININHO DA CONFAP”… PELO PAPEL DESEMPENHADO NO FILME “O EXTERMINAOR DO TERROR DAS ESCOLAS” Os problemas de comportamento dos meninos, é EXCLUSIVA culpa DOS PAIS E DO GOVERNO. OS PAIS QUE SE DEMITIRAM DO DEVER DE EDUCAR OS FILHOS (porque isso dá trabalho, exige atenção e empenho!) E NADA LHES ACONTECE. ESTES PAIZINHOS NUNCA SÃO MULTADOS E CONTINUAM A RECEBER AS PRESTAÇÕES SOCIAIS (ABONO!). É A PROMOÇÃO DA CULTURA DO FACILITISMO! Não se lhes pode impor regras, crescem a fazer o que querem, e quando chegam à escola, não sabem comportar-se porque os MODELOS EM CASA SÃO UM DESASTRE (Não respeitam os outros porque também não respeitam os progenitores!) Dos professores ouvem-se cada vez mais frases do tipo “as crianças estão cada vez mais insuportáveis!” associadas a “Há PAIZINHOS que são inqualificáveis!” Perante queixas da escola, OS PAIZINHOS resolvem os problemas agredindo os professores. NINGUÉM PODE DAR O QUE NÃO TEM. Como resolver o problema? AS ESCOLAS DEVEM CRIAR ESTATUTOS E REGRAS. Dadas a conhecer aos pais, só devem inscrever nelas os seus filhos se concordarem com elas. Caso contrário, que levem os filhos para outros estabelecimentos de ensino. É o que faz o Ensino Privado. NÃO É O ENSINO PRIVADO QUE OS PAIS TANTO ELOGIAM ? POR QUE ESPERAMOS? A luta continua em ferreirablog: "Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !"

Joaquim Ferreira disse...

MAS O MAIS IMPORTANTE.. PARA OS PAIZINHOS... É O MAGALHÃES..! E OS MARTINS, OS SAMPAIOS, OS MENDES PINTOS, OS SARAMAGOS... OH, POBREZINHOS!... FICARAM ESQUECIDOS. MAS UM DIA SÓCRATES AINDA VAI MANDA CRIAR NÃO TÊM UMA MALETA AZUL...