quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

LAPSOS A MAIS, COMPETÊNCIA A MENOS

O ME, através da DREC, mandou para as escolas um conjunto de perguntas sobre o envolvimento e participação dos professores e dos Conselhos Executivos no processo de avaliação em termos que foram considerados como intromissão e, ou forma de pressão. Sabe-se agora que terá sido um lapso. Tudo bem, como se diz na minha terra, “só não se engana quem não trabalha”, mas há lapsos e lapsos.
Lembro-me do lapso da visita da PSP a escolas e a sindicatos antes da realização de acções de reivindicação dos professores.
Lembro-me do lapso do Relatório apresentado, toda a gente ouviu, como sendo da OCDE mas que não era da OCDE.
Lembro-me dos lapsos com a distribuição dos computadores Magalhães aos alunos.
Lembro-me dos lapsos em concursos de professores.
Lembro-me da decisão da DREN de, certamente por lapso, obrigar um Agrupamento de Escolas a fazer um desfile de Carnaval, sim perceberam bem, um desfile de Carnaval.
Lembro-me de medidas como as destinadas a alunos com necessidades educativas especiais que, neste caso e certamente por lapso, tiveram como efeito a existência de inúmeras situações de meninos sem apoio e o Dr. Lemos afirmar, certamente por lapso, “que não o preocupa alunos sem apoio”
Num país de brandos costumes, cada vez menos brandos, confunde-se frequentemente lapso com incompetência.

Sem comentários: