quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA DE FAMÍLIA COM PROFESSOR NO MEIO

Vou-vos contar uma história que, devo confessar, não me agrada nada contar mas é real, passou-se com um amigo meu e é um preocupante sinal dos tempos.
Estava este meu amigo num café, quando entrou uma família com um gaiato de nove ou dez anos. Ao pé do balcão, o miúdo começou a pedir, a exigir como agora fazem muitos miúdos, determinada pastilha, bolo ou qualquer coisa do género. Os pais não acediam ao pedido e quando a mãe, de forma mais veemente, negou pela enésima vez a exigência, o miúdo disparou um sonoro, “vai à merda”. A mãe, zangada, levantou a mão e ameaçou ruidosamente, “levas uma estalada, pensas que sou a tua professora?”. Extraordinário.
A história, em si, dispensa obviamente comentários, mas o que significa é perturbador. Entendo que todos, professores incluídos, temos alguma responsabilidade neste abastardamento progressivo da imagem social de uma classe profissional que, nos tempos que correm, assegura uma dimensão muito significativa do processo de educação e formação das pessoas.
O grande desafio que enfrentamos é inverter este trajecto e devolver aos professores uma imagem de respeito e confiança, sem a qual a sua tarefa é impossível. É o que se espera de todos, incluindo professores, quem os representa e quem os gere.

Sem comentários: