sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

QUEM SE SEGUE?

Estou com alguma curiosidade relativamente às opiniões, geniais e definitivas é claro, do Professor Marcelo e do Génio Pacheco Pereira sobre esta tendência, que começa a instalar-se no PSD, de recorrer a ex-inspectores da Polícia Judiciária para lugares autárquicos. Não acredito, não faz parte da sua formação, embora sejam pessoas que sabem de tudo, que as explicações tenham algo de freudiano e que remetam para a relação com a autoridade numa espécie de busca por uma figura autoritária substitutiva da autoridade que, manifestamente, desapareceu do PSD, transformado agora num saco de gatos.
Primeiro, foi o recurso a essa figura ímpar e omnisciente da cultura, da política, e de tudo o resto, que dá pelo nome de Moita Flores, que concorreu e ganhou a Câmara de Santarém.
Agora, anuncia-se o nome de Gonçalo Amaral para concorrer à Câmara de Olhão. O Sr. Amaral é ex-inspector da Judiciária sendo célebre pelo envolvimento no caso Maddie e ter escrito o respectivo livro sobre o caso, sendo que também participou noutro processo mediático, o desaparecimento da Joana, estando aliás a ser julgado por envolvimento em alegadas agressões a Leonor Cipriano, mãe da Joana. A indigitação de Gonçalo Amaral parece estar a dividir a Comissão Coordenadora Autárquica do PSD. Não vieram a público as razões da divisão mas creio que podem estar ligadas ao facto de a larguíssima experiência política e de gestão autárquica do ex-inspector não serem, ainda, suficientemente reconhecidas, podendo pensar-se, caluniosamente, que se trata de uma escolha para colher dividendos da exposição mediática do Sr. Amaral.
Para que também possam ser consideradas as candidaturas a outras autarquias, sugiro os nomes de Barra da Costa e Paulo Cristóvão, já que o saudoso Inspector Varatojo está indisponível.

Sem comentários: