quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CRISE E EMPREENDEDORISMO

Quando as circunstâncias de vida, em diferentes dimensões se tornam mais difíceis, aparecem com alguma frequência discursos com afirmações do tipo, “as dificuldades podem ser uma janela de oportunidade”, no caso actual, janelas com vista para a crise. É também frequente apelar à inovação, ao empreendedorismo e à capacidade de risco como estratégias contributivas para que as dificuldades sejam ultrapassadas.
Um exemplo curioso de empreendedorismo no combate à crise é referido hoje no DN. Na zona de Alcobaça, Leiria e Marinha Grande alguém conseguiu roubar fios em cobre retirando-os dos postes de transporte de energia eléctrica e fazendo-o numa extensão de mais de um quilómetro.
Esta acção empreendedora causou um prejuízo estimado em 25 000 €, deixou dez mil pessoas e dezenas de empresas sem luz e com danos nos equipamentos.
De facto, o combate à crise vai exigir muito da nossa capacidade de inovação, ainda estou a tentar perceber como é que alguém, um empreendedor, se lembra de desactivar a passagem de energia e levar quase um quilómetro e meio de fio triplo de cobre, tirado dos postes.

Sem comentários: