domingo, 14 de dezembro de 2008

ENERGIA POSITIVA

Sobre a situação que atravessamos, torna-se obviamente impossível encontrar opiniões consensuais, quer entre políticos, entre técnicos ou entre o cidadão comum, para além da que toda a gente exprime, “isto está mau”. Nesta perspectiva, creio que não fica fácil para a generalidade das pessoas, considerar-se esclarecido sobre a natureza das medidas a tomar face à crise e, naturalmente, estabelecer um juízo definitivo sobre o pacote de medidas agora enunciado pelo governo pois como diz o povo, cada cabeça cada sentença, e para muitos de nós a boa medida era … colocarem-nos dinheiro no bolso. Isto é tanto mais complicado quando se verifica que os especialistas não terão avaliado de forma adequada os sinais que indiciavam o risco e que os dispositivos do mercado, também montados por especialistas, se revelaram insuficientes para evitar os sérios problemas que estão aí e que, provavelmente, ainda não conhecemos todos.
Perante este quadro promotor de desconfiança, creio que é mais interessante procurar algo de positivo e a um nível que para qualquer de nós seja acessível. Assim, parece-me de sublinhar a iniciativa de um cidadão de Tondela, não especialista em energia, que resolveu montar no seu quintal um conjunto de painéis solares para produzir energia que injecta directamente na rede, vendendo-a à EDP a um preço seis vezes superior ao que nós compramos. Espera ter o retorno do investimento no prazo máximo de 8 anos, para além de alguns benefícios fiscais.
Não vos sei dizer porquê, mas achei mais interessante contar este exemplo que falar da crise, das várias crises que por aí andam. Talvez seja da necessidade de vermos alguma coisa de animador e positivo à nossa beira.

Sem comentários: