terça-feira, 7 de outubro de 2008

UM RAPAZ CHAMADO TEMAMANIAQUÉESPERTO

Era uma vez um rapaz chamado Temamaniaquéesperto. Tinha treze anos e as pessoas não simpatizavam muito com ele. O Temamaniaquéesperto fazia questão de ter opiniões e ideias sobre qualquer assunto que estivesse em discussão. Além de ter e expressar as suas opiniões, estas, frequentemente, não eram coincidentes com as da maioria. Nessa altura, o que muitas vezes acontecia, o Temamaniaquéesperto conseguia utilizar mil e um argumentos para, persistentemente, defender os seus pontos de vista, sem desistência. Como é de prever, este comportamento exasperava as pessoas que pouco a pouco se foram afastando do Temamaniaquéesperto. Todas as conversas que estivessem a acontecer diluíam-se imediatamente sempre que ele se aproximava e, com ele presente, o silêncio passou a ser regra. O rapaz começou sentir-se distante e, finalmente, só. Esta situação foi-se tornando insustentável para alguém que precisava desesperadamente da relação com os outros para se sentir bem. Uma noite, mais uma sem dormir, pensou descobrir a solução, o que aliás era de esperar em alguém que sempre tinha ideias. A partir da manhã seguinte, devagarinho, começou a concordar com tudo o que ouvia. Opiniões ou ideias, todas repetia e todas apreciava.
Como ele previra tudo mudou. As pessoas que antes o rejeitavam, passaram a mostrar o maior dos apreços pela sua presença e, algumas, até achavam que ele em vez de se chamar Temamaniaquéesperto deveria chamar-se Inteligente. E, assim, viveu infeliz para sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então? Não se pode Teramaniaquésperto!

Sempre que nos distanciamos do rebanho, temos a Maniaquesomosespertos!

É pena! Assim ficamos cada vez mais burros!

Abraço para si.

Elfrida Matela disse...

E muita sorte tem o Temamaniaquéesperto, ora essa!
Houve um tempo em que as pessoas não se limitavam a afastar-se. Perseguiam os Temamaniaquéramespertos e prendiam-nos e torturavam-nos. Deste só se afastaram. Outra forma de silenciar os Têmamaniaquesãoespertos, mais camuflada, mas não menos preocupante.
Mas é muito bem feito! Quem manda os Têmamaniaquesãoespertos a serem diferentes, a fugirem à norma?!

Anónimo disse...

... possas, que susto... julgava que o temamaniaqueésperto se tinha convertido aos Bloguistas. Afinal, agora faz-sedeburropopular...