quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A NOTÍCIA BOA, A NOTÍCIA MÁ E A NOTÍCIA ESQUISITA

Comecemos pela notícia boa como forma de ganhar alento para enfrentar a notícia má. Segundo o Relatório da Organização Mundial de Saúde, ontem divulgado, Portugal é um dos cinco países do mundo que mais baixou a taxa de mortalidade. O Relatório refere ainda que a esperança de vida subiu 9,2 anos em trinta anos. Excelente.
A notícia má. Contra tudo o que seria previsível, a Dra. Ferreira Leite parece aceitar e promover a candidatura do Menino Guerreiro, Santana Lopes, à Câmara de Lisboa. Tal decisão pode ainda vir a ser travada pela disponibilidade de Paula Teixeira da Cruz para se candidatar e pelas reacções de alguns elementos importantes do PSD, como o entertainer Marcelo Rebelo de Sousa, mais conhecido por Professor, e de Pacheco Pereira mais conhecido por Génio Ao Serviço De Ferreira Leite. Se este movimento não resultar, estou apreensivo. Não chegava a Crise, levamos outra vez com o Pedro.
A notícia esquisita. Portugal tem mais nove oficiais generais. Não tenho os números, mas creio que, proporcionalmente, deveremos ter uma das forças armadas com maior número de oficiais generais. Ao que parece, um oficial general é um rapaz que não funciona sozinho, precisa de carro, motorista, oficiais para mandar, serviços para comandar, praças, oficiais de baixa patente e soldados para fazerem alguma coisa, ou, pelo menos, parecer que fazem. Sabe-se que faltam milhões no Orçamento das Forças Armadas para assegurar salários e aumenta-se o número de oficiais-generais com o respectivo efeito. As necessidades da nossa política de defesa justificam esta opção, ou, pelo contrário, o investimento disponível deveria ser canalizado, preferencialmente, para a modernização do equipamento?

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando uma pessoa com mais de 32 anos de idade ainda tinha a possibilidade de arranjar trabalho neste país, usufruí da "felicidade" de trabalhar numa empresa com apenas 3 (três) colaboradores, eu e dois directores. Enquanto existir pelo menos um soldado todos os outros podem ser oficiais (de preferência, da mais alta patente possível, pois em caso de guerra o sucesso estará garantido).

Anónimo disse...

É triste este país... um oficial general que tenha funções de comando ganha tanto de subsídio de comando como um soldado com todos os subsídios. E depois congelam-se os escalões porque os 30 ou 40 euros que seriam pagos a mais a quem precisa e a quem realmente trabalha, esses fazem muita falta pra endireitar as contas do país!