segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O QUE SOBE E O QUE DESCE

De há muitos anos que uma das expressões mais frequentemente ouvidas entre nós é “tudo sobe” nas suas múltiplas derivações. Estas formulações correspondem a uma queixa recorrente sobre dificuldades e que o Primeiro-ministro, com alguma razão, remete para um constante e negativo discurso de “bota-abaixismo”. É verdade, devemos ser justos, nem tudo sobe. Vejamos rapidamente alguns exemplos. Desce o poder de compra (o dos funcionários públicos baixou 7% em 10 anos), desce a natalidade, desce o número de escolas, desce o número de presos em prisão preventiva, descem a generalidade dos indicadores de confiança, descem os indicadores económicos, descem os níveis de popularidade dos políticos, etc. De facto, não dá para entender a razão pela qual as pessoas se queixam, no fundo, tudo se equilibra, o que sobe e o que desce.

PS – Como é frequente dizer-se, no desporto o factor mais positivo é sempre o atleta. Sabe-se, não é de agora, que o chefe da missão olímpica portuguesa em Pequim está, segundo o Público, “envolvido em várias irregularidades na administração de financiamentos do Estado”. O alarido e acusações públicas que se fizeram a propósito da prestação dos atletas, esquecendo que todos trabalharam para lá estar na medida em que só atingindo os mínimos podem participar, deveriam ser destinadas a esta gente que parasita o desporto, isto é, o trabalho dos atletas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Boa de Jesus de seu nome, importa perguntar quem é Boa de Jesus?

Alguma ginasta da Gymnaestrada? Não, foi mais um Manel que se abotoou.

Abraço
A.C.

Anónimo disse...

Graças aos publicitados "muito bons" resultados da Gymestrada 2003, Manuel Boa de Jesus consegue a chefia da Federação de Ginástica e rapidamente, com o apoio dum punhado de "fiéis", modifica os estatutos da Federação e o próprio nome, a fim de poder ser reeleito várias vezes.

Depois foi só fazer coisas que prejudicaram a Ginástica Rítmica e outras modalidades: afastar ginastas com melhores resultados para beneficiar as ginastas das seleccionadoras nacionais que, promiscuamente, continuavam no seu clube CRP (Clube Recreativo Piedense) e eram seleccionadoras nacionais.

Em 3 anos de chefia da Federação de Ginástica de Portugal, Manuel Boa de Jesus e a sua Vice, Margarida Sá Campos, "ajudadas" pela equipa técnica, constituída pelas irmãs Teresa e Helena Simas Dias, conseguiram destruir a herança do Professor Henrique Reis Pinto, um símbolo da Ginástica portuguesa.

A bem da transparência, tanto o IDP como o Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto devem disponibilizar todos os elementos necessários à investigação!

As eleições para a Federação estão à porta (e está nas mãos das Associações "colaborar" ou pôr fim a um "reinado" de injustiça).