segunda-feira, 28 de julho de 2008

UM RAPAZ DISTRAÍDO

Um dia, na biblioteca da escola, estava o João de volta de uns livros e do computador. O Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, parou a observá-lo sem que o João desse por isso. Quando o viu até se assustou.
Estavas tão concentrado que nem me viste.
Velho, o que é estar concentrado?
É estar a fazer alguma tarefa ou a pensar em alguma coisa com muita atenção.
Então eu estava com muita atenção?
Claro que estavas.
Velho, pode-se estar com atenção a duas coisas ao mesmo tempo?
É muito difícil, João, por isso é que quando estavas concentrado no teu trabalho, nem viste que eu estava aqui.
Pois é Velho. Nas aulas, às vezes, os professores estão a falar de coisas que eu não percebo bem para que serve aprendê-las, então ponho-me a pensar noutras coisas e eles dizem que estou distraído. Eu respondo que não estou distraído, estou a pensar e, portanto, estou concentrado, não é?
É verdade, mas não te esqueças de que, durante a vida, aprendemos coisas que só mais à frente percebemos melhor para que servem.

Sem comentários: