terça-feira, 8 de julho de 2008

GÉNIO CRATO, AGORA O PORTUGUÊS

A publicação das pautas dos exames nacionais confirmou, naturalmente, a informação já conhecida, a subida extraordinária dos resultados em Matemática e a surpreendente descida em Português. Embora existam algumas opiniões que remetem para a maior facilidade dos exames deste ano a melhoria dos resultados na Matemática, creio que parece consensual e, sobretudo, justo, atribuir parte deste sucesso à influência do genial Professor Crato e da sua cruzada contra os eduqueses, que, como é sabido e demonstrado pela investigação desenvolvida pelo Génio Crato e pelo seu assessor de imprensa José Manuel Fernandes, lamentavelmente pouco conhecida no meio, são os grandes responsáveis pela catastrófica situação no ensino. Bem-haja Génio Crato.
Mas falta o Português. Na minha modesta opinião algumas medidas poderiam, certamente, contribuir para reverter os resultados. Por dever de cidadania aqui ficam algumas.
. Fazer eleger o Génio Crato Presidente da Associação dos Professores de Português. O senhor, com a maior das facilidades definiria um plano de combate ao insucesso.
. Desenvolver uma campanha na imprensa, gerida pelo Director do Público, José Manuel Fernandes, com o objectivo de melhorar a cultura científica dos professores de Português com as opiniões do Génio Crato.
. Constituir uma “task-force” liderada pelo Génio Crato, que estabelecesse novos programas de Português e definisse, com todo o rigor e saber inerentes ao Génio, as orientações didácticas a seguir, obrigatoriamente, pelos professores de Português. Aos que resistissem seriam disponibilizados vídeos com as aparições do Génio Crato, que teriam de visualizar todos os dias antes de dormir.
. Encarregar o Génio Crato de elaborar um calendário de exames de Português a realizar pelos alunos a partir dos 3 anos e ao longo de toda a carreira escolar. De acordo com o genial pensamento do Génio Crato, nunca menos de três por semana.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que prefiro os gémeos Castro ao génio Crato.

Abraço
A.C.

Anónimo disse...

Realmente o Professor Nuno Crato é um exímio comunicador, mas não lhe são reconhecidas quaisquer competências na área do ensino (a não ser, como é óbvio, pelas conferidas pela prática de ensinar no superior). Por isso, prefiro ouvir especialistas na área da didáctica e ensino da Matemática e, felizmente, temos uns quantos em Portugal. Portugal é um país de treinadores de bancadas (eu também sou) e parece que o Professor Crato não deixa de ser um na área da didáctica e ensino da Matemática. Por isso, congratulámos o Homem pelo aquilo que realmente faz, reconhecidamente, bem e deixemos os assuntos do ensino da Matemática aos especialistas. Para além do mais, duvido muito que o Professor Crato deverá algo a ver com essa melhoria, até porque não deixou de ser muito crítico em relação aos exames do presente ano.

Cumprimentos,
André Bernardino