sexta-feira, 27 de junho de 2008

HISTÓRIA DO RAPAZ QUE SE CHAMAVA O TAL

Era uma vez um rapaz, tinha 11 anos e chamava-se O Tal. Era o aluno de quem mais se falava na escola, por toda a gente. Cada professor achava que O Tal não aprendia o suficiente na sua disciplina, não tinha o comportamento adequado, não tinha motivação para aprender, não estudava, não gostava de escrever, não gostava de ler, não se interessava pela generalidade dos assuntos abordados nas aulas, não sabia participar numa conversa, não completava uma actividade, não era organizado, não gostava de ser contrariado, não cumpria a generalidade das tarefas, etc.
Um dia, um dos professores que tinha O Tal, falou nele ao Professor Velho, o que estava na biblioteca e falava com os livros. O Professor Velho, depois de ouvir afirmou que não conhecia O Tal. A resposta surpreendeu o professor. “Como não conheces O Tal? É o aluno mais conhecido da escola!”.
Disse o Velho naquele jeito baixinho, “Não, eu acho que O Tal é o aluno mais desconhecido da escola. Repara, só conhecem o que ele não sabe, o que ele não faz, o que não gosta, o que ele não é. Não saberão, portanto, o que ele é, o que ele é capaz de fazer, o que ele sabe, o que ele gosta. Olha que a gente só aprende a partir do que sabe e só cresce a partir do que já é. Era melhor conhecer O Tal”.

1 comentário:

Elfrida Matela disse...

Será que o Professor Velho não poderia ir à minha escola? Nós também temos Biblioteca, temos livros com quem ele pode falar e acima de tudo, temos muitos rapazes e raparigas iguais ao Tal e a tantos outros que há na escola por onde anda o Professor.
Então, Professor, será que não pode?... Please?...