quarta-feira, 23 de abril de 2008

VIDA PRECÁRIA E RECIBOS VERDES

No âmbito da discussão em sede de concertação social sobre a revisão do Código do Trabalho, o Governo apresentou um conjunto de propostas legislativas. Do meu ponto de vista, importa sublinhar a ideia, para já a ideia, de combater o trabalho precário penalizando o recurso a esta fórmula e incentivando a utilização de vínculos laborais mais sólidos. Algumas notas.
A utilização do trabalho precário parece-me coerente com os tempos actuais e, daí, a dificuldade na introdução de mudanças. De facto, se bem repararmos, muito do que nos rodeia é precário. O que consumimos, e consumimos muito, está sujeito a modas, logo é precário. Os valores mudam rapidamente sublinhando a sua precariedade. O volume e rapidez da produção científica mostra quão precários são alguns saberes. As opiniões e comportamentos dos políticos são do mais precário que se pode observar. As relações pessoais assentam cada vez mais em modelos mais precários. A capacidade individual ou colectiva de projectar o futuro parece cada vez mais precária devido, claro, à, precariedade dos condicionalismos, etc. etc. No entanto, na minha precária opinião, julgo imprescindível a introdução de maior estabilidade nas relações laborais como forma de tornar menos precárias as condições de vida e bem-estar de muitos cidadãos, sobretudo os mais novos.
Uma nota final. Ontem, Dia da Terra, os discursos remetiam invariavelmente para a defesa do ambiente e para a ecologia. Aquilo que nós já tínhamos de verdadeiramente verde, os recibos, é, paradoxalmente, um factor de mau ambiente em muitos agregados familiares. Temos mesmo que rever a utilização e até a sua cor em muitos casos de abuso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Maldito seja o pai, maldito seja o filho, maldito seja o Espírito Santo, malditos sejam os demónios do inferno que inventaram tanta precariedade na vida humana!

Saudações

luafeiticeira disse...

É por essas e por outras que não me arrependo de ter postado o meu último texto.
Divirta-se...