quarta-feira, 12 de março de 2008

O DR. CANAS, UM POLÍTICO EMIGRADO

Não há volta a dar e devo-vos desculpas. Oiço o Dr. Vitalino Canas, o porta-voz do dono, perdão do PS e fico perplexo, sem saber se rir do humor negro, se corar de vergonha, se chorar de tristeza. O homem, ao referir-se aos três anos de Governo do Dono, acha que todos os objectivos a que o Governo e o Partido se propuseram foram alcançados e entende ser uma “perda de tempo” referir algo que tenha corrido menos bem. Mas esta figura viverá em Portugal? Quando abre os olhos verá um bocadinho mais que o retrato do Engenheiro ou a sua própria imagem? Que ouvirá para além das intervenções do Engenheiro?
Alguns pormenores, certamente perda de tempo. O Dr. Canas achará que não mas existem milhares de cidadãos sem médico de família. O Dr. Canas achará que não mas a justiça em Portugal é uma … injustiça e lenta. O Dr. Canas achará que não mas o desemprego aumentou. O Dr. Canas achará que não mas em Portugal o fosso entre os mais ricos e os mais pobres é vergonhosamente alto. O Dr. Canas achará que não mas os níveis de confiança dos portugueses baixaram. O Dr. Canas achará que não mas temos significativas bolsas de exclusão. O Dr. Canas achará que não mas as famílias estão dramaticamente endividadas, etc. O Dr. Canas é um pobre que o Dono manda ser feliz.
Mais uma pequenina nota. Repararam na imagem deprimente ontem passada na comunicação social em que um cidadão com deficiência motora envolvido num julgamento no Tribunal de Abrantes, foi ouvido na rua pelo juiz, advogados e testemunhas, porque com a cadeira de rodas não pode aceder ao edifício do tribunal. O cidadão ria-se, talvez do hábito, agradecendo estar bom tempo e lamentou a situação, eu tive vergonha. Outra perda de tempo este pormenor não é Dr. Canas?

Sem comentários: