domingo, 17 de fevereiro de 2008

A REALIDADE NÃO É A PROJECÇÃO DOS NOSSOS DESEJOS

O Sr. Engenheiro irritou-se. À chegada a uma reunião de natureza partidária envolvendo a equipa do ME e professores do PS, foi recebido com apupos por 100 ou 200 elementos, ao que parece professores, que de uma forma activa promoveram algo que os políticos adoram defender, a interacção com a sociedade civil. O Engenheiro não reagiu bem e aos jornalistas disse que “os protestos não são espontâneos mas organizados”, a iniciativa terá “sido organizada por militantes de outros partidos”, que pretendem “condicionar a actividade do PS”, etc. e que, finalmente, a PEC (política educativa em curso) continuará.
Pois é, a democracia tem destas chatices. Uma reunião para explicar a um grupo de cidadãos a política em curso pode ser organizada, mas um protesto tem que ser espontâneo. Porquê? A actividade cívica contempla comportamentos organizados e espontâneos. Serão militantes de outros partidos que protestam. Não me parece estranho que em democracia exista confronto partidário uma vez que um partido representa um conjunto organizado de ideias, interesses e valores e é este confronto que alimenta a vida democrática. Na mesma linha, o confronto partidário implica, naturalmente, a tentativa de “condicionar” a actividade política, entendendo-se o condicionar como o “influenciar” o desenvolvimento dessa actividade.
Fica assim estranha irritação do Senhor Engenheiro. Concordo que seria certamente mais simpático o espontâneo aparecimento de uns milhares de apoiantes socialistas a aplaudirem as geniais políticas em desenvolvimento. O problema Senhor Engenheiro, é que a realidade raramente é a projecção dos nossos desejos.

1 comentário:

t. disse...

Eu já sei disso há tantos anos... desde o meu segundo ano universitário...

Se calhar, faltou ao Sr. Engenheiro um boa formação de base como a que eu tive!

Forte abraço!