quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O QUE GASTAM OS PAIS, O QUE CUSTAM OS FILHOS

Ainda vou a a tempo do comentário. Duas psicólogas conduziram um estudo coordenado por esse ícone da psicologia à portuguesa, o sussurrante e omnisciente Professor Eduardo Sá, com o objectivo de saberem quanto custa ser “bom pai”. De acordo com a imprensa “bom pai” significará, no âmbito do estudo, providenciar as necessidades básicas. Como resultados publicados temos que uma família de classe média-baixa gasta em média mensal 236.446€ com um filho e uma família de classe média-alta gastará 678.875€.
Bom, e então que conclusões? Não as conheço. Eu só fiquei com dúvidas.
Os pais mais ricos gastam mais porque têm dinheiro, são melhores pais ou têm filhos mais caros? Vocês sabem que os mais pobres contentam-se com pouco. É por isso que continuam pobres.
Espero que tenham sido considerados os efeitos da economia de escala, isto é, mais filhos torna cada um mais barato. Os pais bons gestores estarão atentos a isso.
Considerando os custos da paternidade, que efeitos na qualidade terão os gastos nas férias de inverno na neve e nas de verão nas Caraíbas, em contraste com férias de inverno em casa e de verão ao molho no parque de campismo? E o impacto das diferenças entre os custos das roupas de marcas exclusivas e as de marcas que escaparam ao controlo da ASAE vendidas na feira? Devastadores certamente.
Como se sentirão os pais mais pobres que lerem estes dados? Culpados por não serem tão “bons pais”? Felizes porque são poupadinhos? Invejosos e, portanto, em pecado?
Agora desculpem mas vou fazer as contas para saber quanto me custa a paternidade, boa, espero.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também vou fazer as minhas contas!! Serei uma boa mãe? Ai, ai, a que conclusão chegarei?!
Questiono-me se esse estudo foi feito por psicólogos ou por economistas ou estudantes de economia? É que esse conceito de bons pais, ligado aos gastos mensais, não me parece muito consistente com o que conheço da psicologia.