sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O HOMEM DA SESTA E D. DUARTE DE BRAGANÇA

Vinha a caminho do meu Alentejo e, mania minha, troquei o CD pelo noticiário das 13 na RDP. Em boa hora. Vejam estes dois tesouros noticiosos.
No âmbito de uma peça sobre a remodelação em curso, (o Governo poderia, como é costume na net, colocar um aviso do tipo “em remodelação, esperamos que sejam do seu agrado as modificações que estamos a efectuar”), o jornalista enunciava os nomes dos novos Secretários de Estado e os respectivos pelouros. Quando chegou ao novo Secretário de Estado da Protecção Civil, João Miguel Medeiros, afirmou que é uma pessoa “conhecida por gostar de dormir uma sesta depois de almoço, sendo fundador da Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta”. Fiquei espantado com a pertinência da informação. Eventualmente foi essa circunstância que o recomendou para o cargo. Logo a seguir fiquei preocupado. O homem que vai zelar pela nossa protecção civil dorme a sesta?
No mesmo serviço noticioso foi abordado, naturalmente, o centenário do regicídio. Entre outras referências foi ouvido D. Duarte de Bragança, o eterno candidato a um trono que a República teima em negar. Esta superior figura de analista, filósofo, historiador e o que mais seja, afirmou esta pérola de análise, “Portugal é o país mais atrasado da Europa porque tem a mania das revoluções”. O Senhor D. Duarte está a precisar urgentemente dos serviços de uma agência de comunicação que trave o disparate, talvez a Cunha Vaz que já tem grande experiência com o Dr. Menezes.
Perceberam bem, noticiário das 13 na RDP. Viva o carnaval.

Sem comentários: