domingo, 24 de fevereiro de 2008

O DESERTO, O OÁSIS E A MIRAGEM

Deve ser coisa de engenheiros, difícil de entender para o cidadão comum. No mítico discurso do “jamais”, o Engenheiro Mário Lino colocou-me a viver num deserto, a margem sul, sublinhando a inexistência aqui de tudo o que define uma área desenvolvida. Não parece que assim seja, bem longe disso. A poeira assentou, os engenheiros estudaram, pensaram e, estranhamente, até acharam que o novo aeroporto de Lisboa deve vir para a margem sul. Os engenheiros é que sabem.
Bom, no passado sábado, o Engenheiro Sócrates num discurso proferido no Fórum Novas Fronteiras retomou a ideia do deserto mas agora num “remake” da versão oásis. Aquelas notícias que falam de desemprego, de insucesso e abandono escolar num sistema educativo em ebulição, de descontentamento e falta de confiança dos cidadãos, de desigualdades inaceitáveis, de corrupção, da sensação de que a justiça não funciona, de escândalos na banca, de derrapagens inexplicadas em obras públicas com a sistemática impunidade dos (ir)responsáveis, de bolsas de exclusão em diferentes áreas, etc., não se referem obviamente ao país que o Senhor Engenheiro descreveu na intervenção glorificadora. Não entendo. Vem um engenheiro, põe-me num deserto que não existe. Vem outro engenheiro põe-me num oásis que também não existe. Será que isto é tudo uma miragem?

1 comentário:

Anónimo disse...

AUTISMO
É uma alteração cerebral/comportamental que afecta a capacidade da pessoa estabelecer relacionamento, fazer a leitura e de responder apropriadamente ao ambiente que o rodeia. O autista tem um mundo só dele.Neste caso concreto é cor de rosa. ESTOU A REFERIR-ME AO ENGENHEIRO Nº 1.

DEMOFOBIA
É o medo das multidões: os sofredores desta fobia tendem a imaginar e a querer locais completamente vazios de qualquer semelhante e se for um deserto tanto melhor! AQUI FALO DO ENGENHEIRO Nº 2.

Esta conversa toda para chegar á conclusão que os ditos engenheiros deveriam ser alvos de compaixão pelas doenças que carregam e não critícados, amesquinhados ou vilipendiados, um por CRIAR UM OÁSIS e o outro CRER UM DESERTO!

Saudações