terça-feira, 29 de maio de 2007

PERPLEXIDADES QUE JUNTAM SÓCRATES E O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Duas perplexidades daquelas que nos recordam Eça. Choldra de país.

Um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, reduz em um terço a pena de prisão aplicada a um sujeito que, comprovadamente, abusou de forma continuada entre 2000 e 2004 de um rapaz agora com 13 anos, sendo ainda que se apuraram mais 4 situações de abuso que não foram a julgamento porque os pais das crianças envolvidas não apresentaram queixa. A fundamentação da decisão sobre o recurso da defesa, assenta em aspectos como “não é certamente a mesma coisa abusar de uma criança com 5,6, ou 7 anos ou de um jovem com 13”, ou que “a imagem social do arguido foi prejudicada com o processo”. O douto acórdão entende ainda que o silêncio da criança, devido a ameaças, propiciou o comportamento do arguido e, finalmente, que a pena de 7 anos e 5 meses, já confirmada na Relação, sendo “excessiva e desproporcionada” deverá ser reduzida para 5 anos. Para que conste os nomes destes escribas de direito que se clamam de juízes de um tribunal supremo são RODRIGUES DA COSTA, ARMÉNIO SOTTOMAYOR, REINO PIRES E CARMONA DA MOTA. Como se não bastasse, num ímpeto corporativista acéfalo, o Vice-presidente do Supremo, ANTÓNIO HENRIQUES GASPAR, achou o acórdão excelentemente fundamentado. Amigos, vergonha e tristeza.

Segunda perplexidade. O Primeiro-ministro José Sócrates em visita oficial à Rússia, aceita que a Praça Vermelha em Moscovo seja encerrada para a realização do seu jogging matinal. Claro que a ideia de encerrar não foi sua (o despudor tem limites) mas não a recusou. Vergonha destes umbigos deslumbrados.


1 comentário:

t. disse...

Perplexidade... Sei de que forma o sinto no estomago, mas nem NOJO é suficiente para descrever... Eu vejo, todos os dias, “a imagem social" dos putos todos os dias prejudicada. Isto há com cada coisa...