quinta-feira, 19 de abril de 2007

DE ÁFRICA E DO ENTRONCAMENTO - bons ventos

Contrariando o registo mais negativo de muito do que aqui tenho referido, hoje creio justificar-se um outro tom devido a dois acontecimentos que, sendo de natureza bem diferente, contribuem ambos para que a gente, alguma gente, se sinta melhor.

O primeiro acontecimento é a atribuição a Mia Couto do prémio da União Latina de Literaturas Românicas, o que acontece pela primeira vez a um escritor africano. Em tempos de escrita “light” o reconhecimento de um trabalho que está dentro de uma terra e dentro de uma cultura é um bom sinal.



O segundo acontecimento que quero sublinhar é a condenação, pelo Tribunal do Entroncamento, dos pais que bateram no seu filho de 10 anos motivando o recurso ao hospital. É ainda relevante saber que a queixa foi apresentada por um irmão mais velho. Esta condenação, que creio inédita, constituirá um primeiro sinal de que os tempos estarão em mudança. É certo que numa peça apresentada por uma estação televisiva, foram ouvidas várias pessoas que não percebiam (discordavam) o porquê da condenação. Afirmavam a sua posição com base no velho paradigma “quem dá o pão, dá a razão/educação”. Naturalmente que a educação e a razão se dão à estalada com o auxílio reparador do hospital se, porventura, alguma razão ou educação for dada em excesso. Como sabem, ninguém é perfeito.

Sem comentários: