terça-feira, 17 de abril de 2007

AGORA NA VIRGINIA TECH. Tragédia em (mais) um acto

Naturalmente. Noticia-se mais uma tragédia em estabelecimentos de educação nos Estados Unidos. Desta vez na Universidade mais conhecida por Virgínia Tech. Resultado, 33 pessoas mortas. Apenas mais um episódio de uma série negra. Ao que se sabe, o jovem estudante sul-coreano responsável pelo tiroteio terá comprado recentemente as armas utilizadas no incidente.

Como é possível que se mantenha o acesso quase indiscriminado às armas de fogo e ao seu uso na sociedade americana, direito aliás garantido pela constituição? A influência da poderosíssima National Rifle Association, com ecos e apoios, não gratuitos, na administração Bush, continua a ser eficaz impedindo um maior controlo deste quase livre acesso e utilização de armas. Para esta gente a tradição ainda é o que era, ou seja, um cowboy não pode andar desarmado, pois nunca se sabe onde pode aparecer um índio. E como temos visto, o mundo está cheio de índios, por isso… valha-nos as armas dos cowboys.

Deve ser isto (também) a que Pacheco Pereira, numa das suas mais criativas análises, designa por ingenuidade das políticas americanas.

Sem comentários: