segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

DICIONÁRIO DO NOSSO QUOTIDIANO (A a D)

Este dicionário pretende ser um contributo para o entendimento da nossa realidade. Solicita-se colaboração na actualização do mesmo.

A - Assembleia da República - sede do poder legislativo. Salvo honrosíssimas excepções é frequentada por indíviduos de mérito duvidoso, conhecidos por "elementos do aparelho" ou surfistas políticos na medida em que sabem apanhar a onda certa na altura certa. Procuram assumir o que se designa por "pose de estado" que, por vezes não é muito convincente, pois distraem-se e, certamente por cansaço, fecham os olhos. Não fora a limitação de mandatos entretanto aprovada e corriam o sério risco de desenvolverem doenças profissionais por gestos monótonos e repetitivos, isto é, levantar o braço à voz do "chefe" ou, mais recentemente, carregar no botão da votação electrónica. Às vezes, raramente e em sessões com agenda pouco interessante, para orgulho da família e com eco na imprensa local da região que acreditam representar, falam, o que parece constituir uma espécie de prova de vida. São conhecidos entre o cidadão comum por ELES, designação que parece balançar entre uma pontinha de despeito e outra pontinha de inveja pois "o que é que ELES fazem? nada!!!"
B - Banca - Um mistério já enunciado por Miguel Sousa Tavares: Porque razão pago mais imposto sobre o rendimento do meu trabalho que o meu banco sobre os seu lucros construídos com o capital que lhe pago a partir do meu trabalho? Justiça fiscal?!!!!
C - Corrupção - Modo de funcionamento generalizadamente implantado e assente na ancestral troca de serviços com pagamento em géneros. O procedimento é carinhosamente tratado por "favorzinho" e apresenta-se com uma actividade com grandes níveis de diversidade pois parece envolver todas as áreas de funcionamento das comunidades e de grande dinamismo social uma vez que o "favorzinho" pode contemplar um "petit rien" do quotidiano como ultrapassar uma lista de espera, uma obrazinha para a autarquia ou um negociozinho com o Estado. Lamentavelmente existem pessoas que parecem não valorizar o lado empreendedor e estimulante desta actividade procurando contrariá-la.
D - Demagogia - Discurso e comportamento assumidos por uma parte significativa da nossa classe política que se traduz basicamente por:
a) Estando na Oposição criticar tudo o que o Governo faz incluindo aquilo que se a Oposição fosse Governo também faria;
b) Estando na Oposição criticar tudo o que o Governo não faz esquecendo o que se não fez quando se esteve no Governo;
c) Estando no Governo invertem-se as proposições anteriores,
d) Estando em qualquer circunstância prometer o que se sabe não poder cumprir.
É importante referir que este comportamento é evidenciado colocando a mais séria das poses ... "a de estado" a que já me referi.

Sem comentários: